RURAL | Pesquisadora da Embrapa Pecuária Sul assume presidência do Comder
- Jornal Gente
- 12 de ago. de 2019
- 2 min de leitura

Reunião do Comder na Embrapa / Crédito: Gabriel de Bem - Foto: Divulgação
A pesquisadora da Embrapa Pecuária Sul Renata Suñé assumiu a presidência do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (Comder) do município de Bagé há cerca de uma semana, acompanhada do vice-presidente, Favorino Collares, membro representativo da Associação Rural de Bagé. A pesquisadora sucede a Prof.ª Elisabeth Drumm, que permaneceu no cargo por dois anos. O Conselho tem como objetivo principal estabelecer prioridades para as políticas de desenvolvimento rural através de ações e parcerias entre entidades ligadas ao agronegócio para o desenvolvimento rural da região.
Em reunião realizada na semana passada na Embrapa Pecuária Sul, presidida pela pesquisadora Renata Suñé, foram debatidos diversos temas, como, por exemplo, a viabilização da atuação de instrutores do Balde Cheio para implantação de uma Unidade do programa no município, por meio de apoio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), representada pelo secretário Cleber Zuliani Carvalho.
O Balde Cheio é uma metodologia de transferência de tecnologia que busca capacitar profissionais da assistência técnica e pecuaristas em técnicas, práticas e processos agrícolas. A capacitação prática acontece em uma propriedade rural selecionada pelo programa, chamada de Unidade Demonstrativa.
Segundo a Presidente do Comder, Renata Suñé, a implementação da Unidade Demonstrativa está no processo de afirmar os termos do contrato de cooperação técnica, entre a Embrapa e a Prefeitura. “Já visitamos e selecionamos a propriedade. Essa atitude de implementar uma Unidade do Balde Cheio com o apoio da SDR passou pelo Comder e foi aprovada”, afirma a Presidente.
Outro tema que foi pautado na ocasião foi o apoio do Comder para a realização do evento internacional de olivicultura, programado para ser realizado no fim de novembro deste ano. O Programa Dissemina, que busca a excelência na produção da carne e do leite gaúcho e sua valorização pelos aspectos diferenciais do Rio Grande do Sul, também foi tema do encontro.
A agenda do Comder ainda inclui a realização de eventos itinerantes. Um deles esclarecerá questões sobre o controle do carrapato e está previsto para acontecer até o fim do ano no distrito de Palmas, em Bagé. “Colocamos como pauta a criação de um calendário de eventos com a participação dos técnicos das instituições que compõem o Comder para os próximos anos. Então, nós vamos programar um calendário de eventos, baseado nos temas prioritários da região, sempre com foco no desenvolvimento rural”, destaca Renata.
Na oportunidade, estiveram presentes o Secretário da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Cleber Zuliani Carvalho, incluindo mais alguns membros da Secretaria, representantes da Unipampa, do IFSul, da Emater e da Urcamp.
Comments